SUSTENTABILIDADE E CONSUMO SUFICIENTE EM EMPREENDIMENTOS DE ALUGUEL DE ROUPAS: UMA ANÁLISE CONCEITUAL
Abstract
A moda é uma das indústrias que mais causa impactos socioambientais negativos e, dentre os seus segmentos, o de aluguel de roupas se apresenta como uma alternativa mais sustentável, constituindo-se em uma tendência mundial, com projeção de crescimento acelerado. O presente ensaio pretende conceituar e delimitar o quão sustentáveis no aspecto ambiental, social e econômico, podem ser os empreendimentos de aluguel de roupas que, atualmente, em sua maioria, representam um apelo de facilidade e economia para os consumidores. No entanto, esses negócios ainda não comunicam adequadamente seu viés de sustentabilidade que permite o aumento do ciclo de vida dos produtos. O aluguel de roupas proporciona maior disponibilidade e acessibilidade a vários consumidores que, se forem estimulados a praticarem o consumo suficiente, podem colaborar com a redução do uso de recursos naturais e do descarte de resíduos têxteis. Se este modelo de negócio influenciar toda cadeia de produção, for rastreado e educar os consumidores de forma crítica, ele pode provocar mudanças de hábitos frente a um consumo excessivo e desnecessário, na direção de outro, suficiente e consciente, transformando-os de modo que tenham discernimento para as escolhas que otimizem e respeitem o uso dos recursos naturais (comportamentos pró-sustentáveis).
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