INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTIFICA DOS ANAIS DA SOBER ENTRE OS ANOS DE 2013 A 2015
Abstract
Ao analisar o intenso e avançado processo de inovação pelas empresas nas grandes cidades do Brasil. A preocupação para incentivar a inovação se voltou para o meio rural, pois a maior parcela do PIB é advindo do setor primário na história econômica da nação. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo de realizar uma análise bibliométrica envolvendo o tema inovação, sendo utilizados os anais da SOBER (Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia e Rural) como instrumento de coleta de dados entre o período de 2013 a 2015. Foram selecionados 40 artigos que fazem uma abordagem com assunto de inovação no agronegócio, sendo 18 artigos no ano de 2013 (45%), 11 artigos no ano de 2014 (27,50%) e 11 artigos no ano de 2015 (27,50%). Logo, a partir da presente pesquisa conclui-se que dos 40 artigos, a maioria que representa 17 (42,50%) artigos tem a finalidade de analisar algum fenômeno envolvendo inovação diretamente ou indiretamente. No estudo percebe-se também que os artigos relaciona inovação com vários assuntos como propriedade intectual, agricultura familiar, indústria ligada à agricultura e a agropecuária, cooperativas de produção agrícola, competitividade empresarial, processo de produção, utilização de modelos teóricos, exportação, setor agrícola, produção de biocombustíveis, organizações associativas, sistemas agroflorestais, Arranjos Produtivos Locais (APL), gestão da cadeia produtiva, desenvolvimento socioeconômico e ambiental, agricultura brasileira e as atitudes e percepções dos consumidores de um produto alimentar inovador.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).