INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO SETOR FINANCEIRO: ASCENSÃO DAS FINTECHS BRASILEIRAS
Abstract
As fintechs são entidades que tem como base o uso da tecnologia na prestação de seus serviços, alcançando espaço no mercado financeiro nos últimos anos que era dominado pelas instituições bancárias tradicionais. O objetivo deste estudo é verificar o crescimento das iniciativas das fintechs brasileiras por categorias no setor financeiro entre os anos de 2017 a 2020. A presente pesquisa é descritiva e possui uma abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos adotados na coleta de dados é o bibliográfico e documental, utilizando dados extraídos dos relatórios divulgados pela FintechLab que é um hub que explora o ecossistema desse setor de atuação nacional. Os resultados mostram que as fintechs brasileiras estão evoluindo e os setores de pagamento, gestão financeira e empréstimos têm se destacado com maior número de iniciativas no período analisado. Além de possuírem um papel importante na inclusão financeira nacional na prestação de seus serviços de forma facilitada, possuem limitação quanto à regulação vigente e dificuldade de adentrarem em um ambiente que já possui instituições consolidadas.Downloads
Published
2023-09-01
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).