ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DA IMPLANTAÇÃO DE USINA DE GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS – BA
Abstract
A geração de energia por meio do biogás oriundo da decomposição dos resíduos sólidos em aterros sanitários se apresenta como uma alternativa ambientalmente e economicamente viável para a solução de um dos mais graves problemas enfrentados pela sociedade: o acúmulo de lixo. Dessa forma, o objetivo central dessa pesquisa é analisar a viabilidade econômica e financeira da geração de energia a partir dos resíduos sólidos urbanos depositados no aterro sanitário do município de Santo Antônio de Jesus, no estado da Bahia. Para isso, a pesquisa definiu as condições operacionais do biogás, seu aproveitamento energético, além de analisar a Lei 12.305/2010 que trata da política nacional de resíduos sólidos urbanos e o funcionamento do mercado de crédito de carbono. Determinado os parâmetros de avaliação, foram definidos os cenários de da ordem de 90%, 70% e 50% de recuperação do biogás financiados sob duas condições: 100% capital próprio, e, 75% capital de terceiros. A partir da análise, os resultados demonstraram viabilidade para o cenário de recuperação de 90%, bem como para o cenário de 70% quando o empreendimento foi financiado em 75% por capital de terceirosDownloads
Published
2016-12-14
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).