ESTUDO DE PRODUTIVIDADE EM EDIFICAÇÕES DE PAREDES DE CONCRETO MOLDADAS IN LOCO
Abstract
A indústria da construção civil possui uma importante participação na composição do Produto Interno Bruto do Brasil, diante disso, é necessário que ela seja desenvolvida nos seus processos produtivos. Neste contexto, o trabalho trata sobre os índices de produtividade e fatores que interferem na produção de paredes de concreto moldadas in loco. Como metodologia foram utilizados os cálculos da Razão Unitária de Produção (RUP), sendo mensurada uma edificação de paredes de concreto moldadas in loco, localizada na cidade de Bagé/RS. A pesquisa também teve como base o Modelo dos Fatores, que proporciona conhecer os fatores que estão ligados à perda de produtividade. Após os dados obtidos no canteiro de obras, eles foram tratados e analisados, no qual foi possível observar que as principais influências na produtividade são a logística do canteiro, a qual pode ser resolvida por meio da gestão dos equipamentos e da programação do recebimento de materiais; e condições meteorológicas, no caso, os ventos fortes, pois, para garantir a integridade dos funcionários, a grua não pôde fazer o içamento das formasDownloads
Published
2023-11-02
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).