INSTABILIDADE NO ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR BRASILEIRO? O Caso de Demissões em Massa por Startups Brasileiras
Abstract
Considerando o cenário global de demissões em massa por Startups, no primeiro semestre de 2022, o presente trabalho tem como objetivo explorar os impactos dessas demissões na estabilidade do Ecossistema Empreendedor (EE) brasileiro. Para tanto, será abordado o conceito de EE. Por conseguinte, serão averiguados os casos das Startups, a fim de compreender se houve a ocorrência de uma instabilidade no EE e, se sim, quais as consequências de tal fato para seu funcionamento. Para tanto, o presente trabalho utiliza da metodologia bibliográfica, a partir de produções acadêmicas majoritariamente estrangeiras, dando enfoque a abordagem de Sistemas Adaptativos Complexos (SAC), e da pesquisa empírica qualitativa, com base em dados secundários, divulgados na grande mídia. Desse modo, o presente trabalho busca demonstrar a relevância da saúde empresarial para o EE.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).