CONFIGURAÇÕES TERRITORIAIS E ECOSSISTEMAS EMPREENDEDORES: ALGUMAS APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS
Abstract
O presente ensaio propõe as configurações do território como necessária aos estudos referentes aos Ecossistemas Empreendedores (EEs), visando abordar tanto a ação do empreendedor como o contexto dos agentes e das interações. Aos compreendermos os EEs no plural das configurações territoriais, toma-se as dinâmicas dos agentes na construção de políticas públicas para as micro e pequenas empresas, informais. Neste sentido, o empreendedorismo é considerado como uma ferramenta importante para a resolução de problemas sociais, de engajamento de grupos e de desenvolvimento econômico. Contudo os índices do contexto para o empreendedorismo no Brasil, trazem a urgência de novas abordagem dos EEs, com destaque no contexto do desenvolvimento econômico e social. Para tanto, o objetivo deste ensaio é compreender os ecossistemas empreendedores a partir das configurações territoriais, refletindo suas relações e complementariedades, e as contribuições a pesquisa acerca do papel do empreendedorismo na sociedade brasileira. Para tanto, realizamos uma discussão a partir de autores brasileiros e latinoamericanos, destacando a territorialidade como uma ferramenta necessária para auxiliar a compreensão desse fenômeno, servindo de laboratório para os empreendedores, gestores públicos e pesquisadores. Também refletimos sobre as condições sistêmicas para o empreendedorismo considerando as contribuições de indiciadores locais, como o IDMPE (Índice de Desenvolvimento Municipal das Micro e Pequenas Empresas. Por fim, consideramos que para a abordagem dos ecossistemas empreendedores, é mister pensarmos na configuração territorial e nas políticas públicas, como elementos basilares na construção de uma sociedade brasileira, mais inclusiva dos plurais de empreendedorismo.Downloads
Published
2023-07-30
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).