A PEGADA ECOLÓGICA COMO UM INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O CASO DA CIDADE DE FORTALEZA/CE
Abstract
A promoção do desenvolvimento sustentável é uma questão global que engloba diversas dimensões, como a econômica, social, ambiental e política. Desde 2012, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) do município de Fortaleza/CE tem medido a Pegada Ecológica da cidade como parte da Política de Desenvolvimento Urbano do Baixo Carbono. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o indicador de sustentabilidade Pegada Ecológica como ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável na cidade de Fortaleza. O estudo adotou uma abordagem metodológica qualitativa com entrevistas semiestruturadas, baseada no círculo hermenêutico dialético (CHD) com inspiração construtivista de quarta geração. Os resultados indicam que a Pegada Ecológica é uma ferramenta técnica eficaz para medir os níveis de sustentabilidade da cidade, fornecendo estratégias úteis para a tomada de decisões. No entanto, é necessário fortalecer a dimensão social do desenvolvimento sustentável na cidade, especialmente incentivando a participação popular.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).