A APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE CUSTOS, TEMPO E ESCOPO EM PEQUENAS EMPRESAS
UM ESTUDO DE CASO A PROJETOS DE INOVAÇÃO
Abstract
Em um mercado competitivo, as empresas devem cada vez mais buscar uma cultura de inovação para se destacarem de seus concorrentes. Inovar, muitas das vezes não é uma tarefa fácil, mas existem ferramentas úteis que ajudam as empresas a desenvolverem projetos para alcançar seus objetivos de forma eficiente. Sabe-se que projetos atrasam, passando de seu orçamento e planejamento inicial, causando assim uma finalização tardia, custosa e de baixa qualidade, podendo refletir na confiança dos clientes e possível má reputação. O presente artigo tem a finalidade de mostrar como os conceitos do gerenciamento de projetos podem ser cruciais no processo de inovação de uma empresa, especialmente nas variáveis: custo, tempo e escopo, possibilitando o aumento no grau de qualidade para seus clientes. Para esta comprovação, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativo-descritiva, junto a 7 (sete) empresas de pequeno porte, participantes de um programa de acompanhamento de inovações, do SEBRAE/CNPq, da cidade do Rio de Janeiro e com coleta de dados in loco por 12 meses. Ao fim, concluiu-se que a utilização dos conhecimentos dos PMBOK foram fundamentais para que as pequenas empresas analisadas atingissem seus objetivos de forma mais eficiente e ágil, possibilitando um aumento no seu grau de inovação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).