EMPREENDEDORISMO NA PANDEMIA
A REALIDADE E AS ALTERNATIVAS NO MODELO DE NEGÓCIOS DO SETOR DE FESTAS INFANTIS EM CURITIBA-PR
Abstract
Este trabalho apresenta o estudo sobre os impactos da pandemia em empresas do setor de festas infantis na cidade de Curitiba, utilizando para isso a ferramenta Business Model Canvas (BMC). Foi objetivado compreender como as empresas entrevistadas no ramo de festas infantis adaptaram-se às adversidades geradas pela pandemia, podendo servir como referência para trabalhos que visam estudar os impactos causados por restrições no setor. Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Através das análises, foi visto que todas as empresas sofreram impactos negativos, tendo que obter formas novas de renda no primeiro ano de pandemia. Também, o BMC de todas as empresas modificaram-se devido à pandemia, sendo muitas dessas mudanças geradas por efeito dominó, ou seja, a mudança em um dos componentes levou a mudança em outras. Além disso, foi notado que algumas empresas sofreram maiores modificações no bloco associado a proposta de valor e os clientes, enquanto outras apresentaram no bloco relacionado a estrutura de sustentação da demanda. Por fim, explicamos as motivações nas mudanças de cada componente, sendo a principal uma nova demanda empresarial no setor.Downloads
Published
2023-11-02
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).