EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO
UM ESTUDO SOB AS ÓTICAS DO EMPREENDEDORISMO DIGITAL E DA TEORIA DE AFFORDANCES
Abstract
O impacto que a adoção e o uso das tecnologias de informação e comunicação tem trazido para a sociedade tem levado à necessidade de rediscussão de alguns campos de estudo, e estudos apontam ser esse o caso do empreendedorismo. Sob a denominação “empreendedorismo digital”, as tecnologias de informação e comunicação têm permitido que as pessoas empreendam de novas formas, tendo acesso a novas oportunidades de negócio. Nesse sentido, a problemática sobre como se dá a relação entre o empreendedor e aquelas tecnologias se torna evidente. Portanto, este trabalho pretende descrever a relação entre tecnologias de informação e comunicação e empreendedorismo, a partir da teoria de affordances. Especificamente, essa relação será descrita no âmbito da atual geração conectada, nascida após o advento da internet, que será abarcada dentro da perspectiva do empreendedorismo estudantil. Para tanto foi realizado um estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, que utilizou a estratégia de pesquisa de campo, de corte transversal e com base em dados primários, e teve como ferramentas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas com estudantes universitários empreendedores e observação direta das tecnologias que utilizam em seus empreendimentos. A análise destes dados foi realizada por meio de técnicas de análise de conteúdo envolvendo análise temática. Ao final, identificou-se que as tecnologias de informação e comunicação tiveram impactos nos empreendimentos estudados. Além disso, foi possível constatar o papel das affordances como percebidas pelos estudantes empreendedores.
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