UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DOS ARTIGOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL PRESENTES NA BASE SPELL
Abstract
O presente estudo teve como objetivo de pesquisa identificar os principais aspectos bibliométricos e as abordagens epistemológicas dos artigos sobre Empreendedorismo Sustentável presentes na base Spell. O Empreendedorismo Sustentável pode ser entendido como uma função de produção, em que seu objetivo maior pode ser produzir bens e serviços para solucionar problemas da sociedade, de forma a integrar, a solução dos problemas sociais, ambientais e econômicos. Em termos metodológicos, adotou-se uma abordagem teórico-empírica, por meio da realização de um estudo bibliográfico, bibliométrico e documental, utilizando a técnica de análise de conteúdo, com um foco qualitativo. Os resultados indicam que ainda são poucos os trabalhos que efetivamente focam o tema proposto, foram localizados 18 artigos. Sob o aspecto bibliométrico, percebeu-se que as estratégias de pesquisa mais usadas foram bibliográficas e estudo de casos, por consequência resultando em quase absoluta predominância de estudos qualitativos. Sob o prisma epistemológico, observou-se uma predominância de estudos teórico-empíricos. Essa situação ocorre em função da grande quantidade de artigos de natureza bibliográfica, que tem uma base de sustentação teórica, por meio de um levantamento empírico de conceitos e estudos relacionados com o tema proposto. Em função da forte ocorrência de estudos de casos que caracterizaram-se de forma geral, pelo uso da abordagem sistêmica e fenomenológica, esses tipos de abordagem também se destacaram. Por fim, concluísse que o tema Empreendedorismo Sustentável é um espaço importante para ser explorado pelas pesquisas científicas, para entender-se como estabelecer uma boa relação entre o empreendedorismo e os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).