CONTRIBUIÇÃO DO BUILDING INFORMATION MODELING PARA A SUSTENTABILIDADE A PARTIR DA CERTIFICAÇÃO AQUA-HEQ NO ÂMBITO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Abstract
A construção civil é um setor importante na cooperação para o desenvolvimento socioeconômico através da infraestrutura, redução do déficit habitacional e geração de emprego. Porém, a construção civil é um dos maiores responsáveis pela poluição do meio ambiente, gerando profundos impactos. Atento para uma construção enxuta/sustentável, foram criados iniciativas e processos com objetivo de reduzir desperdícios de maneira a atender os critérios de sustentabilidade por meio de certificações ambientais. No presente artigo é dada ênfase à certificação Haute Qualité Environnementale (AQUA-HEQ). Outro influenciador para a construção civil é a adoção do Building Information Model (BIM), que consiste em um conjunto de informações gerados e mantidos durante o ciclo de vida do edifício. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar a relação da plataforma BIM para a elaboração de projetos, juntamente com a utilização da certificação AQUA, a fim de analisar projetos no modelo digital com as normativas da certificação com a ótica da sustentabilidade.Downloads
Published
2024-03-17
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).