DIPLOMACIA CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO
Abstract
A Diplomacia Corporativa busca facilitar os relacionamentos entre agentes internos e externos da empresa; para que as interações organizacionais possuam maior efetividade diante dos desafios apresentados por stakeholders com perspectivas e interesses variados. Neste contexto, este trabalho visa observar a influência e o impacto das políticas de diplomacia corporativa nas empresas, através de um estudo comparativo, de modo a identificar padrões de atuação e possíveis disparidades institucionais e suas razões. O estudo de caso se deu em uma indústria multinacional com suas filiais em Wisconsin nos Estados Unidos e no Rio Grande do Norte, Brasil. Foi realizada uma análise da literatura relevante sobre o tema e conduzida uma entrevista semiestruturada com objetivos de buscar entender como as mesmas dinâmicas conjuntas com os atores internacionais podem ter interferências e impactos nas tomadas de decisões desta empresa. Como resultado, notou-se um background político-cultural distinto entre as empresas, impactando em suas práticas de diplomacia corporativa nas diferentes comunidades. O estudo contribui com a análise e disseminação do conceito de diplomacia corporativa, ainda pouco estudado no Rio Grande do Norte, demonstrando que a mesma empresa poderá ter uma perspectiva de diplomacia corporativa bem distinta baseado na região em que está localizada e no peso e qualidade das relações com seus stakeholders.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).