TECNOLOGIA COMO MEDIADORA DE INVESTIMENTO SOCIAL: ESTUDO DE CASO DA PLATAFORMA PROSAS
Abstract
A inovação social é tema de diversas discussões atuais e detém várias características que a qualificam: conhecimentos e tecnologias, geração de valor social, apoio ao desenvolvimento sustentável e construção de redes colaborativas. No entanto, as características da inovação social apresentadas na literatura têm sua existência reconhecidas pelas organizações promotoras de inovação social? De que maneira essas características contribuem para o impacto social que é pressuposto nesse tipo específico de inovação? A fim de expandir o conhecimento sobre as características teóricas atribuídas à inovação social e suas influências para a finalidade social por meio da verificação dessas características em uma organização promotora de inovação social, a pesquisa realizou um estudo de caso com a empresa Prosas, confrontando a bibliografia científica com a atuação organizacional. Dessa forma, observou-se que a tecnologia, como mediadora do encontro entre investidor social e beneficiado social, além contribuir para a eficiência e eficácia da finalidade social, apresentou-se também como característica adversa ao impacto social, devido à não democratização das tecnologias em ambientes de vulnerabilidade social.Downloads
Published
2024-03-17
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).