RESULTADOS E DISFUNÇÕES NA UTILIZAÇÃO DA POLÍTICA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) POR EMPREENDEDORES DE BAIXA RENDA
Abstract
O objetivo deste trabalho foi compreender a utilização e os resultados da Política do Microempreendedor Individual para os empreendedores de baixa renda. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de natureza qualitativa. Adotou-se a estratégia de estudo de caso único, a partir de uma análise da Política no município de Silvânia, no Estado de Goiás. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com empreendedores e atores locais envolvidos com o MEI. Foi realizada análise de conteúdo com auxílio do software NVivo licenciado. Os resultados da pesquisa indicam que os principais benefícios do MEI para os empreendedores de baixa renda são o acesso a novos mercados, a melhoria da relação com fornecedores, a melhora na renda, a percepção de cidadania e os benefícios da previdência social. Foi possível constatar também o papel da Política na promoção do empreendedorismo e na formalização de pequenos negócios informais, bem como seu uso disfuncional.
Palavras-chave: Avaliação. Baixa renda. Empreendedorismo. Microempreendedor individual. Política pública.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).