GESTÃO POR INDICADORES NAS EMPRESAS DO EXTREMO OESTE CATARINENSE PARTICIPANTES DO PROGRAMA BRASIL MAIS
Abstract
No cenário atual é difícil falar de economia, empreendedorismo e negócios sem citar a pandemia que além de severos danos à saúde e a vida, trouxe incertezas e a necessidade de mudanças de hábitos para pessoas e empresas. O objetivo desta pesquisa é analisar o cenário da gestão por indicadores nas empresas do Extremo Oeste Catarinense participantes do programa Brasil Mais e apresentar ações que impactaram positivamente a evolução dessas empresas. A pesquisa em questão é aplicada, do tipo exploratória e analisou de forma quantitativa as 34 Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que realizaram o diagnóstico inicial e final dos ciclos 1 e 2 do programa. A revisão da literatura abordou conceitos e pontos de vistas sobre a inovação, avaliação de desempenho, indicadores de desempenho, Radar da Inovação e gestão por indicadores. A partir dos resultados obtidos pelos diagnósticos do Radar da Inovação, é possível observar que houve aumento no nível médio de maturidade das empresas em relação aos temas Indicadores-Chaves, Estabelecimento de Metas e Monitoramento. Da mesma forma, a dimensão Gestão por Indicadores mostrou evolução de 23,17% no nível médio de maturidade das empresas. Ademais, apesar de apresentarem evolução durante o período do programa, boa parte das empresas ainda precisa percorrer um longo caminho até alcançar um alto nível de gestão.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).