A GESTÃO DA ECOINOVAÇÃO A PARTIR DA LOGÍSTICA REVERSA
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o reaproveitamento de materiais recicláveis no conceito de logística reversa, como um processo de gestão da ecoinovação empresarial. O propósito foi de buscar informações e dados a respeito da ecoinovação e da logística reversa em empresas da região Centro-Oeste do Paraná. Foram realizados dois estudos de caso em empresas de ramos distintos: uma empresa do setor madeireiro e uma empresa de reciclagem de caixas de leite. As técnicas de coleta de dados tiveram base em entrevistas semiestruturadas, observação e de análise documental. Os principais resultados apontam para a logística reversa como uma oportunidade de ecoinovação no mercado da região analisada, sendo que a origem de uma empresa nesse contexto não precisa necessariamente surgir com pensamento sustentável para buscar a ecoinovação de seus processos. Além de serem ambientalmente corretos, os processos oriundos da gestão da logística reversa e da ecoinovação são mais rentáveis, pois poupam recursos físicos e energéticos. No entanto, o estudo verificou que a conscientização é a primeira etapa para que haja maior sustentabilidade empresarial, sendo esta uma barreira ainda enfrentada pelas organizações.Downloads
Published
2017-07-09
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).