DESAFIOS PARA RECICLAGEM DE NAVIOS NA ÓTICA DA LOGÍSTICA REVERSA E DA CONVENÇÃO DE HONG KONG 2009
Abstract
Este artigo busca corroborar com reflexões acerca dos desafios do uso consciente de materiais e insumos gerados após o ciclo de vida útil de um navio, no sentido da redução dessas sobras. No ambiente corporativo encontramos deficiências das empresas do setor para a captação de recursos para investir em soluções para esse problema. Nosso objetivo é apresentar e analisar o sistema de produção linear utilizado, em paralelo ao conceito atual de sustentabilidade e a produção direta, que historicamente se concentrou em extrair recursos, produzir bens e descartar rejeitos. Utilizando-se de pequisa exploratória, bibliográfica e documental, pretendemos demonstrar que é necessário a substituição do modelo linear, fadigado e sem agregação de valor, por um modelo de produção circular. Assim, corroboramos com propostas que visam a otimização dos recursos em toda a cadeia logísitca, levando em referência os fatores indicados pela convenção de Hong kong, como os recursos naturais; o treinamento de mão de obra, a qualificação dos funcionários das áreas atingidas; o uso de tecnologia, que pode apresentar novas metodologias de utilização e controle, ou seja, a aplicabilidade do conceito da Logistica Reversa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).