PROJETOS INTERNACIONAIS E OS RISCOS ASSOCIADOS À SUA GESTÃO
Abstract
As organizações realizam uma infinidade de projetos para perseguir seus objetivos específicos. Projetos internacionais são muito atraentes para empresas que buscam expandir seus horizontes de negócios. São projetos de diferentes tipos e formatos, como, por exemplo, construção de um metrô, um aeroporto; uma campanha; um novo software etc. Fatores locais, referente aos países onde os projetos serão desenvolvidos, poderão gerar riscos e influenciar tanto a execução quanto a conclusão com êxito de tais projetos. O objetivo deste trabalho foi verificar quais são os riscos em um projeto internacional que poderão influenciar no seu sucesso. Foi realizada uma pesquisa bibliométrica nas bases de dados Proquest, Ebsco e Scielo regional com a utilização das palavras–chaves “International and Project Management” para as bases Proquest, Ebsco. Para a base Scielo regional, foram usadas também as palavras: Gerência de Projetos Internacionais; Gerenciamento de Projetos Internacionais; e Gestão de Projetos Internacionais. Foi verificado também no site PMI-Brasil a ocorrência de estudos sobre o tema aqui abordado. Foram encontrados 160 artigos e selecionados doze. A classificação mais ampla descrita de fatores de risco em projetos internacionais foi: cultural, política, virtual e regional. Os riscos em gestão de projetos internacionais apresentam uma enorme variedade, mas têm-se a possibilidade de mitigar alguns riscos, com o uso de metodologias.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).