INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIO DE STARTUP ATRAVÉS DE PIVOTAGEM
O DILEMA DO PAPEL DA ESTRATÉGIA
Abstract
O número de startups tem crescido grandemente, isso embasado pela metodologia enxuta que tornou o conhecimento mais simples e acessível. Todavia, nem tudo são flores, e o feedback pode cegar o empreendedor sobre os problemas no modelo de negócios o encaminhando para uma aprendizagem validada, porém enviesada. A proposta desta pesquisa é compreender como a estratégia da startup influencia na pivotagem para inovação do modelo de negócio. Foi usada a metodologia de estudo de caso múltiplo com análises seguindo método de análise de conteúdo. Através da história das entrevistas, foi possível extrair o processo de pivotagem para inovação no modelo de negócio das respectivas startups. A análise mostrou que o driver estratégico contexto econômico tem predominância na fase de criação do modelo de negócio, enquanto criatividade/experimentação e direção estratégica tem efeito com a evolução do negócio. A pressão do stakeholder tem efeito indireto, ao aumentar a influência dos demais drivers.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).