INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIO DE STARTUP ATRAVÉS DE PIVOTAGEM

O DILEMA DO PAPEL DA ESTRATÉGIA

Authors

  • Renato Souza Santos Faculdade Impacta

Abstract

O número de startups tem crescido grandemente, isso embasado pela metodologia enxuta que tornou o conhecimento mais simples e acessível. Todavia, nem tudo são flores, e o feedback pode cegar o empreendedor sobre os problemas no modelo de negócios o encaminhando para uma aprendizagem validada, porém enviesada. A proposta desta pesquisa é compreender como a estratégia da startup influencia na pivotagem para inovação do modelo de negócio. Foi usada a metodologia de estudo de caso múltiplo com análises seguindo método de análise de conteúdo. Através da história das entrevistas, foi possível extrair o processo de pivotagem para inovação no modelo de negócio das respectivas startups. A análise mostrou que o driver estratégico contexto econômico tem predominância na fase de criação do modelo de negócio, enquanto criatividade/experimentação e direção estratégica tem efeito com a evolução do negócio. A pressão do stakeholder tem efeito indireto, ao aumentar a influência dos demais drivers.

Published

2024-12-07