PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM ESTABELECIMENTOS PRODUTORES DE REFEIÇÕES
Abstract
A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em 2015 o documento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para uma agenda sustentável até 2030 para tornar o mundo mais igualitário e habitável. Os Estabelecimentos Produtores de Refeições (EPRs) são excelentes meios para se criar uma cultura de sustentabilidade, porém é necessária a participação efetiva dos gestores e colaboradores. O presente estudo buscou avaliar a percepção do gestor sobre a sustentabilidade ambiental em EPRs. Este é um estudo transversal com a participação de 12 gestores de restaurantes localizados na região central da cidade de São Paulo. Os dados foram obtidos a partir de entrevista presencial com auxílio de questionário elaborado na plataforma Google Forms® e tabulados no programa Microsoft Excel 2010. No presente estudo, 100% dos participantes acreditam que o controle de água e energia são importantes enquanto 09 (75%) aplicam controle de água e 07 (58,3%) realizam controle de energia. Para 11 (91,7%) é possível desenvolver algum plano de sustentabilidade. A capacitação sobre sustentabilidade ambiental é oferecida em 07 (58,3%) dos restaurantes. É possível afirmar que todos os gestores acreditam que um serviço de alimentação possa ser sustentável e que é possível desenvolver projetos de sustentabilidade em seus estabelecimentos. Observa-se a inclusão do tema sustentabilidade ambiental como capacitação para os colaboradores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).