EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO DISPOSITIVO PARA A SUSTENTABILIDADE DE PEQUENOS NEGÓCIOS
UM OLHAR SOBRE EMPREENDEDORAS/ES NEGRAS/OS BAIANAS/OS
Abstract
O objetivo desse estudo é compreender o acesso à educação financeira por empreendedoras/es negras/os baianas/os, buscando identificar a relação entre educação financeira e a sustentabilidade desses pequenos negócios. Para isso, o enfoque metodológico do estudo realizado organizou-se na modalidade empírica com base na abordagem quali-quantitativa Minayo et all (2000), de maneira que a metodologia da pesquisa de campo e de revisão de literatura foram articuladas com o instrumento de coleta de dados, questionário. Os principais resultados consistem no compartilhamento da percepção de emprendedoras/es negras/os a respeito da sua educação financeira e da relação desta com os desafios de sustentabilidade do seu negócio e um conjunto de recomendações direcionadas a ampliar o acesso à educação financeira por empreendedoras/es negras/os. Como contribuições teóricas apresentamos uma síntese histórica das estratégias de educação financeira eleitas pelo governo federal e uma reflexão sobre a realidade da empreendedora/or negra/o. A relevância desse trabalho está na relação apresentada entre a educação financeira e a sustentabilidade dos negócios de empreendedoras/os negras/os. Adicionalmente, os dados da pesquisa revelam os desafios e as oportunidades relacionadas à educação financeira, que são apresentadas como recomendações e consistem em contribuições sociais para o público investigado.
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