CONECTANDO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E PROCESSO EMPREENDEDOR

UMA ANÁLISE A PARTIR DE DIFERENTES ESTUDOS DE CASOS

Authors

Abstract

Esse artigo explora a conexão entre educação empreendedora e o processo empreendedor, com o objetivo de analisar as práticas educacionais presentes em estudos de casos, avaliando como elas impactam o desenvolvimento de competências empreendedoras e sua relação com o processo empreendedor. A pesquisa foi baseada em uma análise detalhada de 25 artigos científicos selecionados na base de dados Scielo. A metodologia qualitativa incluiu a elaboração de uma rede de similitude, além da categorização e classificação dos artigos com o auxílio de softwares como Iramuteq e ATLAS.ti. Os principais resultados revelaram uma diversidade de abordagens educacionais e diferentes tipos de empreendedorismo, destacando a importância de uma educação que integre teoria e prática. A pesquisa também identificou lacunas na literatura, sugerindo a necessidade de mais pesquisas que conectem experiências práticas a contextos educacionais. As conclusões enfatizam a relevância de utilizar estudos de casos em sala de aula para fomentar a educação empreendedora e preparar melhor os alunos para os desafios do mercado contemporâneo.

Author Biography

  • Edi Carlos de Oliveira, UNESPAR Paranavaí
    Administração

Published

2025-09-29