CONECTANDO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E PROCESSO EMPREENDEDOR
UMA ANÁLISE A PARTIR DE DIFERENTES ESTUDOS DE CASOS
Abstract
Esse artigo explora a conexão entre educação empreendedora e o processo empreendedor, com o objetivo de analisar as práticas educacionais presentes em estudos de casos, avaliando como elas impactam o desenvolvimento de competências empreendedoras e sua relação com o processo empreendedor. A pesquisa foi baseada em uma análise detalhada de 25 artigos científicos selecionados na base de dados Scielo. A metodologia qualitativa incluiu a elaboração de uma rede de similitude, além da categorização e classificação dos artigos com o auxílio de softwares como Iramuteq e ATLAS.ti. Os principais resultados revelaram uma diversidade de abordagens educacionais e diferentes tipos de empreendedorismo, destacando a importância de uma educação que integre teoria e prática. A pesquisa também identificou lacunas na literatura, sugerindo a necessidade de mais pesquisas que conectem experiências práticas a contextos educacionais. As conclusões enfatizam a relevância de utilizar estudos de casos em sala de aula para fomentar a educação empreendedora e preparar melhor os alunos para os desafios do mercado contemporâneo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).