CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS) NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

Resumo

Os catadores desempenham um papel fundamental na cadeia da reciclagem, pois organizam e recuperam materiais passíveis de serem reciclados, e podem gerar impactos ao meio ambiente. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a evolução na coleta e tratamento de resíduos por parte das associações, cooperativas e catadores de materiais recicláveis localizadas nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (RS) no período anterior e posterior a criação da PNRS. Para isso utilizou-se predominantemente os dados e informações disponíveis na base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Com base nos dados do SNIS, constatou que apenas 15,90% dos municípios do estado do RS, informaram dispor de entidades associativas de catadores de materiais recicláveis. Ao analisar a correlação entre a população total dos municípios do estado do RS e o total de resíduos domiciliares urbanos e resíduos públicos urbanos coletados por todos os agentes, identificou-se uma correlação muito forte, tendo como resultado a correlação de Pearson de 0,966614842 e um r² de 93,43%. Como contribuição desta abrangente pesquisa, identificou-se um conjunto de 14 informações e indicadores que podem contribuir para uma análise sobre o cenário de tratamento dos resíduos no estado do RS.

Biografia do Autor

  • Rafael Mozart Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Possui Doutorado em Engenharia Civil com ênfase na área Logística e Transporte - UNICAMP (2014), Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas - UNISINOS (2010) e graduação em Ciências Econômicas com ênfase em Economia de Empresas - UNILASALLE (2004). Possui Especialização em Logística Aplicada e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos - UNILASALLE (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia da Produção e Transportes UFRGS (2014 e 2016). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento Interdisciplinar do Campus do Litoral Norte da UFRGS e atua como pesquisador no LASTRAN - Laboratório de Sistemas de Transportes (UFRGS). Áreas e Temas de Interesse: Logística e SCM; GSCM, Reciclagem e Logística Reversa; Economia Solidária, Inovação, MPEs, Mensuração e Indicadores de Desempenho.

  • Guilherme Bergmann Borges Vieira, Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências Contábeis Econômicas e Administrativas, Departamento de Administração

    Possui graduação em Administração - Hab Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em Gestión Portuaria y Transporte Intermodal pela Universidad Pontificia Comillas de Madrid (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEP/UFRGS (2013). Atualmente, é docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Emade Produção e em Administração da Universidade de Caxias do Sul (PPGEP/UCS e PPGA/UCS) e consultor de logística internacional.

Publicado

2026-01-09