CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS) NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Os catadores desempenham um papel fundamental na cadeia da reciclagem, pois organizam e recuperam materiais passíveis de serem reciclados, e podem gerar impactos ao meio ambiente. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a evolução na coleta e tratamento de resíduos por parte das associações, cooperativas e catadores de materiais recicláveis localizadas nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (RS) no período anterior e posterior a criação da PNRS. Para isso utilizou-se predominantemente os dados e informações disponíveis na base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Com base nos dados do SNIS, constatou que apenas 15,90% dos municípios do estado do RS, informaram dispor de entidades associativas de catadores de materiais recicláveis. Ao analisar a correlação entre a população total dos municípios do estado do RS e o total de resíduos domiciliares urbanos e resíduos públicos urbanos coletados por todos os agentes, identificou-se uma correlação muito forte, tendo como resultado a correlação de Pearson de 0,966614842 e um r² de 93,43%. Como contribuição desta abrangente pesquisa, identificou-se um conjunto de 14 informações e indicadores que podem contribuir para uma análise sobre o cenário de tratamento dos resíduos no estado do RS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).