CATEGORIZAÇÃO DOS PERFIS DE EMPREENDEDORES IMIGRANTES

Autores

  • Eduardo Picanço Cruz Professor do Depto Empreendedorismo e Gestão - UFF
  • Roberto Pessoa de Queiroz Falcão Doutorando IAG PUC-Rio Professor do MBA Executivo com Ênfase em Empreendedorismo - Depto Empreendedorismo e Gestão - UFF http://orcid.org/0000-0002-8125-0938
  • Rafael Cuba Mancebo Doutorando IAG PUC-Rio Professor do MBA Executivo com Ênfase em Empreendedorismo - Depto Empreendedorismo e Gestão - UFF
  • Felipe Ribeiro Professor substituto na UFRJ Professor assistente na CNEC Professor assistente na FAMATH

Resumo

O objetivo desse trabalho é o de categorizar diferentes perfis de empreendedores imigrantes que são ilustrados através do conceito de personas, inspiradas em evidências empíricas. Na proposta do modelo, destaca-se o efeito do ambiente, da situação legal na entrada do país, e das conexões dos imigrantes, conformado dentro ou fora das comunidades étnicas. Aborda-se também a influência da capacitação e das experiências de trabalho, conjugadas com suas aspirações, sendo elementos condutores de seu processo decisório. As evidências foram coletadas através do estudo de casos múltiplos de empreendedores imigrantes. As trajetórias de cada imigrante pesquisado, configuram-se como a unidade de análise dos casos. A pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, baseou-se no discurso extraído das histórias de vidas dos entrevistados, e em evidências da literatura, para elaboração das diferentes personas. Dos dados que emergiram do campo através de diversas técnicas de coleta - entrevistas em profundidade, observação participante, análise documental e surveys – foram criadas pré-codificações que delinearam as personas. De acordo com sua similaridade e representatividade foram categorizados sete tipos: cidadão global, visionário, explorador, camaleão, malandro, aventureiro e serial. As evidências recolhidas sugerem que a diferenciação entre as personas está na capacidade de combinar a ação do ambiente com o conhecimento derivado de suas comunidades étnicas, não podendo ser explicado pelo comportamento individual do empreendedor. 

Biografia do Autor

  • Eduardo Picanço Cruz, Professor do Depto Empreendedorismo e Gestão - UFF
    Professor do Depto Empreendedorismo e Gestão - UFF
  • Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, Doutorando IAG PUC-Rio Professor do MBA Executivo com Ênfase em Empreendedorismo - Depto Empreendedorismo e Gestão - UFF

    Doutorando IAG PUC-Rio
    Professor do MBA Executivo com Ênfase em Empreendedorismo - Depto Empreendedorismo e Gestão - UFF

    Mestre em Administração - FGV EBAPE

  • Rafael Cuba Mancebo, Doutorando IAG PUC-Rio Professor do MBA Executivo com Ênfase em Empreendedorismo - Depto Empreendedorismo e Gestão - UFF

    Doutorando IAG PUC-Rio
    Professor do MBA Executivo com Ênfase em Empreendedorismo - Depto Empreendedorismo e Gestão - UFF

    Mestre em Administração IAG PUC-Rio

  • Felipe Ribeiro, Professor substituto na UFRJ Professor assistente na CNEC Professor assistente na FAMATH

    Professor substituto naUFRJ
    Professor assistente na CNEC
    Professor assistente na FAMATH

    Mestre em Administração IAG PUC-Rio

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Publicado

2018-09-17