CAUSATION E EFFECTUATION NA GESTÃO SUSTENTÁVEL
UMA PERSPECTIVA INTERCONECTADA
Resumo
Esse estudo procurou abordar a teoria do Causation e Effectuation, revelando de que forma os empreendedores sustentáveis vivenciam o conceito, como tomam suas decisões e enfrentam os desafios de seus empreendimentos. Para tanto, foi seguida uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, com o desenvolvimento teórico e científico acerca do tema e, posteriormente, realizada a análise do conteúdo das respostas dos entrevistados. Os resultados confirmam as seguintes proposições: os empreendedores entrevistados analisam seus empreendimentos sob a ótica das dimensões da sustentabilidade e, que os empreendedores sustentáveis são mais propensos a adotarem o Effectuation como mecanismo de tomada de decisões. Em se tratando de contribuições, este estudo enriquece a literatura acerca dos conceitos do Effectuation, enquanto teoria emergente do empreendedorismo, sob a perspectiva da sustentabilidade e de suas dimensões. Além disso, demonstra, na prática, a preocupação dos empreendedores em trabalhar em consonância com tais dimensões. Já as contribuições relacionadas à gestão, a pesquisa mostrou que ao utilizar o Effectuation para a tomada de decisão e para a resolução de problemas, os empreendedores se tornam efetivos em seus negócios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).