CLUBE DE PROTAGONISMO NO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO INTEGRAL COMO FORMA DE DISSEMINAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Resumo
A fase juvenil representa uma transição crucial na vida, marcada por mudanças biológicas, psicológicas, sociais e culturais. A juventude desempenha um papel importante na construção do futuro, mas requer estímulos e oportunidades. O ensino médio-técnico integral, juntamente com o Clube de Protagonismo, promove a participação ativa dos alunos, desenvolvendo liderança, autonomia e responsabilidade. A Agenda 2030 da ONU estabelece objetivos de desenvolvimento sustentável e o curso técnico em Recursos Pesqueiros visa disseminar esses objetivos, promovendo a sustentabilidade. O clube permitiu aos estudantes participarem ativamente das decisões e ações relacionadas ao curso técnico, fortalecendo o aprendizado teórico e prático, a consciência socioambiental e a formação integral dos estudantes. As escamas de peixes foram coletadas, lavadas, secas e tingidas para serem usadas na fabricação de biojóias, contribuindo para a sustentabilidade. O uso das escamas proporciona uma renda extra, resgata escamas do meio ambiente e permite a aplicação dos ODS. Os alunos promoveram a conservação, reduziram o desperdício e desenvolveram projetos de economia circular. O clube também estabeleceu parcerias com organizações locais para cumprir as metas dos ODS. Os estudantes obtiveram reconhecimento ao participar de feiras e exposições, demonstrando o impacto positivo do clube e no ensino médio-técnico integral tornou-se uma ferramenta poderosa para disseminar os ODS. Permitindo que os alunos desenvolvam habilidades essenciais e contribuam para a conscientização ambiental e soluções sustentáveis. Ao promover o protagonismo dos estudantes e conectar a educação com ações voltadas aos ODS, o clube se torna um agente de transformação na construção de um futuro mais sustentável.
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