PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO POR UM INSTITUTO FEDERAL COMO AÇÃO DE ENFRENTAMENTO À COVID-19
Resumo
Diante da pandemia causada pela Covid-19, os processos de higiene pessoal se tornaram indispensáveis para evitar o contágio da doença. Uma forma de prevenção é o uso de sabão durante a lavagem das mãos, e a fabricação desse produto pode ser realizada utilizando materiais recicláveis. O projeto “Higiene e vida” do IFMT - Campus Avançado Diamantino consistiu na coleta de resíduos domésticos de óleos, gorduras vegetais e animais que provavelmente seriam lançados de forma incorreta no solo e nos corpos hídricos; desta forma foi realizada a destinação correta e sustentável deste resíduo utilizando-o para a produção de sabão líquido. A produção do sabão foi destinada para a comunidade local, outras organizações, instituições do SUS que estão no enfrentamento à Covid-19, além das entidades filantrópicas que trabalham com grupos de risco como os idosos. Com o projeto pretendeu-se, ainda, conscientizar a população de como por meio de uma prática simples e sustentável é possível realizar a reutilização correta dos resíduos domésticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).