COMO AVALIAR A INTENÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO?

Autores

Resumo

Há um interesse crescente das instituições de ensino e diferentes segmentos da sociedade em fomentar o empreendedorismo nos jovens. As evidências empíricas demonstram que as iniciativas nessa direção são heterogêneas, por vezes conflitantes, e os pressupostos teóricos são multidisciplinares, o que amplia as perspectivas e, igualmente, descortina lacunas teóricas-empíricas, incluindo a compreensão das fontes que formam a intenção empreendedora. Esse estudo tem por objetivo construir uma estrutura de avaliação da intenção empreendedora no ensino profissional e tecnológico. Desenvolveu-se uma pesquisa teórica, com revisão sistemática da literatura, seguida de métodos qualitativos e quantitativos para validação de um instrumento de coleta de dados. Os resultados demonstram que a estrutura conceitual da intenção empreendedora é holística abrangendo as dimensões: ambiente sociocultural, contexto familiar, norma subjetiva, comportamento psicológico e educação empreendedora; estas podem ser avaliadas por um questionário de 55 questões já validado. Contribui-se com uma melhor compreensão da formação empreendedora de jovens.

Biografia do Autor

  • Ana Teresa Colenci Trevelin, Centro Estadual Educação Tecnológica Paula Souza

    Atua no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza como professora titular em  dedicação exclusiva na FATEC São Carlos. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1997), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (2001), especialização em Gestão Organizacional e de Recursos Humanos (2004), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007) e pós-doutorado pela UNESP.

  • Vanessa Cristhina Gatto, Centro Estadual Educação Tecnológica Paula Souza

    Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Toledo. Especialização em Administração Financeira e Auditoria na Universidade de Taubaté. Especialização em Gestão da Produção na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP / Guaratinguetá. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Guaratinguetá, com especialidade em Economia da Tecnologia. Professora III/E na Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá - FATEC.

Downloads

Publicado

2024-12-07