COMO AVALIAR A INTENÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO?
Resumo
Há um interesse crescente das instituições de ensino e diferentes segmentos da sociedade em fomentar o empreendedorismo nos jovens. As evidências empíricas demonstram que as iniciativas nessa direção são heterogêneas, por vezes conflitantes, e os pressupostos teóricos são multidisciplinares, o que amplia as perspectivas e, igualmente, descortina lacunas teóricas-empíricas, incluindo a compreensão das fontes que formam a intenção empreendedora. Esse estudo tem por objetivo construir uma estrutura de avaliação da intenção empreendedora no ensino profissional e tecnológico. Desenvolveu-se uma pesquisa teórica, com revisão sistemática da literatura, seguida de métodos qualitativos e quantitativos para validação de um instrumento de coleta de dados. Os resultados demonstram que a estrutura conceitual da intenção empreendedora é holística abrangendo as dimensões: ambiente sociocultural, contexto familiar, norma subjetiva, comportamento psicológico e educação empreendedora; estas podem ser avaliadas por um questionário de 55 questões já validado. Contribui-se com uma melhor compreensão da formação empreendedora de jovens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).