PERCEPÇÕES E IMPACTOS DAS AÇÕES NÃO SUSTENTÁVEIS NA ESCOLA ESTADUAL MILITAR TIRADENTES EM SINOP/MT

UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA PARA MEDIDAS SUSTENTÁVEIS E CONSCIENTES

Autores

  • Ananias Francisco dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS)
  • Claudiane da Silva dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Lucas da Silva dos Santos Escola Estadual Militar Tiradentes/Sinop-MT
  • Franciele Aparecida dos Anjos Fermiano Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
  • Edelmiro Alves da Silva Escola Estadual Militar Tiradentes/Sinop-MT
  • Claudia Maria da Silva dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar as percepções dos alunos, pais e responsáveis, professores e militares da Escola Estadual Militar Tiradentes em Sinop/MT em relação aos impactos das ações não sustentáveis e medidas sustentáveis e conscientes. Sendo classificada como aplicada, mista (qualitativa e quantitativa), exploratória, por meio de um estudo de caso, para tanto, foi utilizado um questionário contendo 16 afirmativas e apenas uma questão aberta, destinado aos pais, alunos, militares e professores, cujas respostas foram coletadas e posteriormente analisadas, utilizando a técnica de nuvem de palavras e, por fim,  elaborado um Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para representar os posicionamentos dos participantes sobre as suas percepções em relação aos impactos das ações analisadas nesta pesquisa. Os resultados destacaram uma notável e significativa preocupação com a conscientização em relação a várias questões ambientais. Além disso, revelaram um reconhecimento das problemáticas ligadas ao meio ambiente, como o consumo excessivo de recursos naturais, a utilização inadequada de agrotóxicos na agricultura, a degradação dos ecossistemas e as emissões de poluentes. Evidenciaram também a importância de adotar medidas sustentáveis para enfrentar tais desafios. Esses achados sugerem que a conscientização ambiental está ganhando espaço na sociedade, o que pode impulsionar a adoção de práticas mais sustentáveis tanto em nível individual quanto coletivo. Diante dessas percepções, se conclui que torna-se essencial que a escola venha fortalecer iniciativas que promovam o consumo consciente de recursos naturais, a conservação dos ecossistemas, a redução das emissões de poluentes e o manejo sustentável dos recursos agrícolas.

Publicado

2025-09-29