CONTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES E EMPRESAS
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DA ÚLTIMA DÉCADA
Resumo
Desde a conferência de Estocolmo em 1972, o tema da sustentabilidade e contabilidade evoluíram de modo significativo, com empresas e universidades reconhecendo a importância da degradação ambiental. Avanços como a contabilidade ambiental, desencadearam assuntos como ODS e ESG, o que gerou lacunas e oportunidades para desenvolvimento da temática. O objetivo é apresentar uma análise da evolução das pesquisas que correlacionam contabilidade e sustentabilidade em universidades e em empresas. A coleta realizada na Web of Science e contou com a criação de dois strings de busca. Com o auxílio do software Zotero foram classificados e analisados os artigos utilizando também o software Vosviewer para a mineração dos dados. Os resultados indicam os principais autores, journals, e países que pesquisam sobre os temas. Para as pesquisas sobre universidades verificou-se o foco para a inovação na mensuração da sustentabilidade, enquanto em empresas há uma significativa busca por divulgação das informações
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).