QUESTÕES HISTÓRICAS E TÉCNICAS DAS BARRAGENS DE REJEITO DE MINERAÇÃO
PASSIVOS AMBIENTAIS DE LONGO PRAZO
Resumo
As barragens são infraestruturas físicas utilizadas usualmente para represar cursos d’água, entretanto, tais estruturas servem também para a deposição de outros materiais, no caso desse trabalho, rejeitos minerais. Nesse sentido, essa revisão bibliográfica apresenta a história e o histórico das barragens de mineração, relatando as mais diversas evoluções. Descreve os principais rompimentos das barragens ao longo da história contemporânea, a partir dos anos 60, momento da intensificação da escala produtiva. Por fim, proporciona as formas, instrumentos, métodos, e procedimentos relacionados as barragens de rejeito, bem como as principais causas de rompimento, por uma abordagem crítica. Percebemos, portanto, que as barragens constituem rugosidades espaciais de elevado impacto, com riscos consideráveis ao ambiente natural e sociedade. Logo, deve-se levar em conta não apenas os passivos ambientais relativos as barragens, pois no momento de uma ruptura, deriva passivos do sofrimento social. Esse passivo, do sofrimento social, deve ser compreendido como o custo cultural, social, físico, psicológico, de saúde e memória dos atingidos, algo ainda não mensurável. Por mais avançado que sejam as técnicas de engenharia, pouco se avançou, se é que avançou, sobre esse tipo de passivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).