UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE OS TIPOS DE LIDERANÇA E A DIVERSIDADE GERACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES EMPREENDEDORAS
Resumo
Na literatura acadêmica sobre liderança e gestão, a ideia de que existem diferenças geracionais demonstráveis em atitudes, motivação e comportamento no trabalho é tão difundida que beira o axiomático. Desta forma, existem vários pressupostos fortes sobre como as gerações operam no local de trabalho e, em particular, como influenciam os processos e resultados de liderança. Assim, o objetivo deste artigo é explorar a influência mutua entre essa díade e enriquecer a literatura na área de liderança e interações multigeracionais no trabalho a partir de uma análise teórica da literatura atual sobre este tema. Com isso posto, é demonstrado que trabalhadores de diferentes cortes geracionais desejam e/ou necessitam de diferentes formas de liderança para alcançar um desempenho ideal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).