EMPREENDEDORISMO FEMININO: O CONTEXTO SOCIAL E PERFIL EMPREENDEDOR DE MULHERES NO NORDESTE BRASILEIRO

Iriane Teresa de Araújo, Ana Lucia Brenner Barreto Miranda, Bruna Gonçalves de Oliveira Freire, Arthur William Pereira da Silva, Antonia Wigna de Almeida Ribeiro

Resumo


No cenário empresarial, por muitos anos a representação dos negócios esteve atrelada a atuação da figura masculina como criador e gestor. No entanto, com o passar dos anos, as mulheres vêm atuando cada vez mais em cargos estratégicos, assim como se tornando idealizadoras de negócios de sucesso. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo realizar uma análise socioeconômica das mulheres empreendedoras da Vila Ângelo Calmon de Sá. O estudo caracteriza-se pela utilização das abordagens qualitativa e quantitativa, em que os métodos utilizados estão relacionados a pesquisa bibliográfica, estudo de caso, técnica descritiva e aplicação de questionários. O universo da amostra consiste em uma população de 20 empreendedoras, sendo que ocorreu a participação de 16 respondentes. O questionário utilizado era formado por 37 questões e dividido em duas etapas: a primeira consistia em perguntas relacionadas ao perfil socioeconômico dos respondentes, e a segunda caracterizava-se por questões relacionadas ao perfil empreendedor. Pode-se concluir que para essas mulheres torna-se essencial o reconhecimento social do meio em que estão inseridas. Tal fato justifica-se não só pela influência no desenvolvimento econômico regional, mas devido ao esforço e determinação empreendido no alcance dos objetivos empresariais, elencando a conquista de espaço relevante em um mercado tão competitivo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.