A NOVA SOCIOLOGIA ECONÔMICA E A ESTRATÉGIA NA PEQUENA EMPRESA: CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DO EMPREENDEDORISMO

Gustavo Passos Fortes, Diná Vieira Matos, Ludmilla Meyer Montenegro, Florence Cavalcanti Heber Pedreira De Freitas

Resumo


A sociologia econômica surge do diálogo entre as áreas de Sociologia e Economia e a partir dos anos 80 apresenta um aprofundamento destes diálogos por meio de contribuições frequentes a diversos campos de estudo, inaugurando a chamada NSE (Nova Sociologia Econômica). O objetivo deste ensaio teórico é buscar identificar quais as categorias da Nova Sociologia Econômica que contribuem de fato para a estratégia na pequena empresa e, consequentemente, para o campo do empreendedorismo. No decorrer do artigo, destacam-se duas contribuições básicas da Nova Sociologia Econômica à estratégia na pequena empresa, sendo exploradas neste estudo como a competição empresarial e grupos empresariais. Um terceiro desdobramento deste ensaio refere-se à consequente contribuição ao campo do empreendedorismo, aproximando-se de fato da área da teoria das organizações, mais especificamente no contexto do empreendedor.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.