A NOVA SOCIOLOGIA ECONÔMICA E A ESTRATÉGIA NA PEQUENA EMPRESA: CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DO EMPREENDEDORISMO
Abstract
A sociologia econômica surge do diálogo entre as áreas de Sociologia e Economia e a partir dos anos 80 apresenta um aprofundamento destes diálogos por meio de contribuições frequentes a diversos campos de estudo, inaugurando a chamada NSE (Nova Sociologia Econômica). O objetivo deste ensaio teórico é buscar identificar quais as categorias da Nova Sociologia Econômica que contribuem de fato para a estratégia na pequena empresa e, consequentemente, para o campo do empreendedorismo. No decorrer do artigo, destacam-se duas contribuições básicas da Nova Sociologia Econômica à estratégia na pequena empresa, sendo exploradas neste estudo como a competição empresarial e grupos empresariais. Um terceiro desdobramento deste ensaio refere-se à consequente contribuição ao campo do empreendedorismo, aproximando-se de fato da área da teoria das organizações, mais especificamente no contexto do empreendedor.Downloads
Published
2018-12-01
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).