CONCEPÇÃO EMPREENDEDORA: REFLEXÕES A PARTIR DO CASO DE UMA EMPRESA VITIVINÍCOLA

Autores

  • Ricardo Lebbos Favoreto Universidade Estadual do Paraná
  • Mario Nei Pacagnan Litz Estratégia
  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira Universidade Estadual de Lodnrina

Resumo

O fenômeno empreendedor, objeto do campo do empreendedorismo, toca, de certa forma, o princípio de todo objeto de estudo da Administração. Visando o princípio do princípio, busca-se explorar, neste artigo, o movimento inicial ocorrido no fenômeno empreendedor, a que se convenciona denominar de concepção empreendedora. Para tanto, o estudo é realizado tomando-se por base o caso de uma empresa atuante na vitivinicultura fina brasileira. Trata-se a pesquisa de um estudo de caso único, de natureza qualitativa. O caso é analisado sob a ótica de três faculdades afigurativas do processo de concepção: percepção, imaginação e entendimento e compreensão. Os resultados indicam a valia do modelo proposto, que pode ser utilizado para a apreensão de outros casos de empreendedorismo. A despeito da multiplicidade constitutiva do modelo, a prática demonstra ser a concepção um processo uno, no qual tomam parte as faculdades de modo distinto mas inseparavelmente.

Biografia do Autor

  • Ricardo Lebbos Favoreto, Universidade Estadual do Paraná
    Doutor em Administração. Professor do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Paraná.
  • Mario Nei Pacagnan, Litz Estratégia
    Doutor em Administração. Sócio da Litz Estratégia.
  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Universidade Estadual de Lodnrina
    Doutor em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2016-10-25