CONCEPÇÃO EMPREENDEDORA: REFLEXÕES A PARTIR DO CASO DE UMA EMPRESA VITIVINÍCOLA
Abstract
O fenômeno empreendedor, objeto do campo do empreendedorismo, toca, de certa forma, o princípio de todo objeto de estudo da Administração. Visando o princípio do princípio, busca-se explorar, neste artigo, o movimento inicial ocorrido no fenômeno empreendedor, a que se convenciona denominar de concepção empreendedora. Para tanto, o estudo é realizado tomando-se por base o caso de uma empresa atuante na vitivinicultura fina brasileira. Trata-se a pesquisa de um estudo de caso único, de natureza qualitativa. O caso é analisado sob a ótica de três faculdades afigurativas do processo de concepção: percepção, imaginação e entendimento e compreensão. Os resultados indicam a valia do modelo proposto, que pode ser utilizado para a apreensão de outros casos de empreendedorismo. A despeito da multiplicidade constitutiva do modelo, a prática demonstra ser a concepção um processo uno, no qual tomam parte as faculdades de modo distinto mas inseparavelmente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).