ANALISE DO IMPACTO DAS POLITICAS DE CRÉDITO EM UMA LOJA DO RAMO VAREJISTA

Jocias Maier Zanatta, Fernanda Gotin, Mariele Saft, Patricia Taline Rosch

Resumo


Credito é todo ato, vontade ou disposição de alguém de ceder temporariamente parte de seu patrimônio a um terceiro, esperando que a parcela volte, após um determinado tempo (Schrickel, 1997). Uma política de crédito e cobrança bem estruturada é um instrumento gerencial muito importante para uma organização na hora de conceder prazo a um cliente, ajudando a manter um equilíbrio da saúde financeira de sua empresa. O estudo possui o objetivo de descrever e estruturar a política de crédito de uma loja do ramo varejista, e buscou elucidar o seguinte problema: a atual política de crédito garante níveis satisfatórios de inadimplência? A pesquisa enquadrou-se quanto a abordagem como qualitativa e quantitativa, em relação aos procedimento como estudo de caso, e para coleta e análise de dados, observação, entrevista, pesquisa documental, análise de conteúdo e planilha eletrônica. A empresa possui preço único em suas peças, não possui sistema informatizado para controle de entradas e saídas financeiras, não faz consulta de restrição ao crédito e tem controles manuais através de fichário. Conclui-se com a pesquisa que a empresa apresenta níveis satisfatórios de inadimplência, devido ao predomínio da forma de pagamento à vista.


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