ECOEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR DE REFRIGERAÇÃO
Abstract
O conceito da ecoeficiência vem sendo utilizado para que as empresas coloquem em pauta e promovam a associação entre uma boa performance na dimensão econômica e ambiental. Investigações relacionadas a ecoeficiência simplesmente não se encaixam diretamente nas dimensões que a compõe, na perspectiva do modelo econômico as complexidades ambientais não se adequam perfeitamente, com certo déficit de informações, bem como a visão estritamente ambiental subestima alguns mecanismos de fins lucrativos que compõe a dinâmica do mercado. Eleva-se o desejo das empresas em buscarem o conceito de ecoeficiência, pela maior sensibilidade pelo meio ambiente, mitigando a descarga de poluentes, e pensando na segurança dos indivíduos que podem ser prejudicados pelos danos ambientais. A pesquisa tem por objetivo efetuar o diagnóstico em uma empresa do ramo de refrigeração, visando entender o seu comportamento perante ecoeficiência. Para o estudo de caso serão empregadas três estratégias de coleta de dados, caracterizando a triangulação naquilo que diz respeito aos métodos. A triangulação na coleta de dados, realizou-se por meio de entrevista semiestruturada, questionário estruturado e, análise dos relatórios da entidade, caracterizando análise documental. Com a triangulação conclui-se que esta entidade ainda é indiferente a ecoeficiência, a empresa se dispõe a implementar melhores práticas, porém o enfoque ainda é tido apenas economicamente, faltando o devido equilíbrio com a questão ambiental.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).