EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE MUDANÇAS COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO: UMA PESQUISA DE CAMPO COM OS AMBULANTES DO SETOR ALIMENTÍCIO NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE–CE
Abstract
Com a grande competitividade do mercado é notório que as organizações precisam estar em constante desenvolvimento, inovando de acordo com as novas exigências estabelecidas. Dessa forma, a gestão de mudanças promove a descoberta de novas práticas que podem ser aplicadas ao empreendedorismo, mostrando diferentes formas de empreender para auxiliar na abertura de novos negócios. No Brasil, o empreendedorismo vem ganhando destaque, tornando-se um fator cada vez maior para o crescimento dos índices econômicos, e a partir dessa premissa, o artigo foi feito baseado na pesquisa de campo com os empreendedores ambulantes do setor alimentício, localizado na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, realizou-se uma coleta de dados, de fontes bibliográficas, por meio de livros e artigos. O objetivo principal é identificar quais motivos influenciaram esses cidadãos à decisão de serem empreendedores ambulantes do ramo alimentício nos logradouros da cidade. Analisando os dados que foram coletados, percebeu-se que os ambulantes atuam nessa profissão pela necessidade financeira e falta de opção no mercado padrão, e, por conta disso, encontraram uma oportunidade como ambulantes, tornando, dessa forma, a nova realidade de trabalho.Downloads
Published
2018-03-30
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).