DISCLOSURE VOLUNTÁRIO NA GOVERNANÇA DE GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES: UM INSTRUMENTO DE PESQUISA
Abstract
O objetivo do estudo foi a criação de um instrumento de pesquisa que possibilite medir o disclosure praticado pelos entes públicos municipais, em relação a gestão de riscos e desastre, de modo a promover a governança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e que utilizou levantamento bibliográfico da legislação brasileira, para definir os itens relevantes para o disclosure voluntário. Neste artigo são apresentados o histórico das normas legais que regem a matéria; os procedimentos de gestão que promovem a governança em relação aos riscos e desastres municipais; e, o instrumento de pesquisa que foi desenvolvido, testado e aprovado pela Teoria Clássica dos Testes. Conclui-se que o instrumento de pesquisa, denominado de formulário de observação do Disclosure Voluntário para Gestão de Riscos e Desastres (DV-GRD), é consistente (Alfa de Cronbach de 0,929) e pode ser utilizado por outros pesquisadores para medir o traço latente a que se propõem, contribuindo para o avanço das pesquisas nesta área.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).