EMPREENDEDORISMO EM MODELOS DE CLUSTERS COMERCIAIS: PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE AGLOMERAÇÕES DE LOJAS NA REGIÃO DA GRANDE SÃO PAULO
Abstract
A presente pesquisa teve por objetivo identificar a formação de um modelo de cluster comercial localizado na Região da Grande São Paulo, com suas operações voltadas para o ramo de trajes para festas e produtos correlatos, caracterizando atividades empreendedoras e seus respectivos comerciantes locais. Descreve sobre sua formação e busca caracterizar os diferentes tipos de comércio existentes na localidade com foco para trajes de festas, obtendo como finalidade produtos e serviços voltados para o comércio envolvendo a dinâmica do casamento. A pesquisa foi conduzida pelo modelo proposto por Zaccarelli et al (2008) tendo como base uma pesquisa qualitativa exploratória, discorrendo sobre a formação do modelo de clusters, buscando caracterizar os diferentes tipos de comércio com similaridades de negócios e vantagens locais para os empreendedores agrupados em um modelo de cluster comercial no território de estudo. A região ao entorno do cluster, conta com diversas lojas voltadas para aluguel de trajes de festas e produtos similares, obtendo certo destaque com traços de competitividade e vantagens locacionais. Para fins de pesquisa foram aplicados um total de 19 questionários com os comerciantes da região, com questões direcionadas a concentração geográfica e possíveis fatores que influenciam a permanência dos comerciantes no modelo de agrupamento, deste modo, sendo caracterizado como cluster comercial com potencial para atração de clientes e vantagens perceptíveis aos empreendedores locais.
Palavras – chaves: Empreendedorismo, Clusters Comercial, Segmento de lojas de Noivas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).