TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS DO EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL: UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA
Abstract
O objetivo deste estudo consiste em apresentar o cenário das pesquisas sobre empreendedorismo sustentável na base de dados Web of Science, incluindo a caracterização da produção, dos aspectos metodológicos e dos temas correlatos. O trabalho é descritivo e quantitativo, de natureza bibliométrica, e busca levantar as características da produção acadêmica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliométrica, na qual foram investigados 933 artigos publicados no período de 2007 a 2016, na Web of Science. A análise dos dados teve por base os cálculos dos índices h-b e m de Banks (2006). De acordo com os resultados desta pesquisa, o número de publicações correlatas cresceu no período analisado, sendo que a maioria destas publicações ocorreram nos Estados Unidos e mais de 95% foram escritas em inglês. Constatou-se ainda que das dez publicações com o maior número de citações, sendo uma referência na temática pesquisada, não necessariamente pertencem aos autores que mais publicam sobre o tema. Por fim, verifica-se que o empreendedorismo sustentável contribui para o avanço da sustentabilidade na economia, em especial para a gestão pública, com novos modelos de negócios e gestão.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).