TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASO NO SISTEMA OUVEUFPE NO PERÍODO DE 2013 A 2015
Abstract
O modelo de nova gestão pública exige cada vez mais dos governantes que haja participação popular nas decisões políticas que lhes cabem, além de estimular o controle social através de maior incentivo à transparência e accountability. Tudo isto fica mais viável com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas auxiliares do governo no fornecimento de serviços públicos tais como as Ouvidorias públicas. Este trabalho tem como objetivo identificar se a utilização das TICs, através de seus relatórios anuais divulgados, ajuda na efetividade e transparência dos serviços públicos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso na Ouvidoria-Geral da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período de 2013 a 2015, quando instituído o sistema OuveUFPE. O resultado obtido foi aumento de 245% no total de demandas recebidas pela Ouvidoria no espaço de tempo observado e maior transparência no fornecimento de dados e informações relativas ao serviço, constatando-se assim que a utilização das TICs auxilia no processo de inclusão e participação cidadã, além de contribuir para maior controle social dos serviços públicos.Downloads
Published
2018-07-24
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).