MOÇÕES PARA O FOMENTO E EVOLUÇÃO DAS URBAN FARMS PELO CONCEITO DA MATRIZ DE ANSOFF
Abstract
O desenvolvimento da cultura e prática da Urban Farms passa pela formulação e implementação de estratégias, mirando a sustentabilidade e segurança alimentar nutricional, e até mesmo o ato de empreender, de forma a gerar vantagem competitiva. Com o objetivo de apresentar a urban farms, propondo estratégias para o seu desenvolvimento e difusão, o estudo se construiu sobre base teórica, por meio de pesquisa bibliográfica, configurando-se eminentemente como qualitativo e descritivo exploratório. Não tendo por plano findar a discussão sobre agricultura urbana, nem mesmo sobre caminhos para o seu progresso. A própria literatura existente sobre agricultura urbana sugere a elaboração e uso de ordenações institucionais, operacionais, serviços básicos e políticas públicas para o impulso da atividade. Neste cenário, recorreu-se a Matriz de Ansoff, propondo formas e mecanismos que estimulem a pulverização da cultura urban farms e sua prática, indo da sugestão de eventos específicos e incentivos governamentais até táticas mercadológicas, ponderando para os aspectos da sustentabilidade e da segurança alimentar nutricional (qualidade e quantidade) com fácil acesso e baixo custo, além de prover uma nova estética para as cidades e bem-estar à população, e ainda geração de vantagens competitivas através do empreendedorismo.Downloads
Published
2018-12-01
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).