DESEMPENHO SOCIOECONÔMICO DAS EMPRESAS LISTADAS NO ÍNDICE BRASIL AMPLO (IBrA)
Abstract
O objetivo geral da pesquisa é avaliar o desempenho socioeconômico das empresas listadas no Índice Brasil Amplo (IBrA) no período de 2012 a 2014. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa por meio da técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA). Os dados foram coletados no Formulário de Referência e nas Demonstrações Financeiras Padronizadas disponíveis no site da BM&Fbovespa. Os resultados da pesquisa mostraram que: a) as empresas com maiores montantes médios de geração de valor adicionado foram PETROBRAS, VALE e AMBEV S/A; b) o setor industrial gerou o maior montante médio de valor adicionado; c) as empresas com maiores níveis desempenhos por indicador socioeconômico foram CIA HERING, ANIMA, AMBEV e ALUPAR. A técnica DEA classificou 8 empresas (8,64%) como eficientes (ALUPAR, AMBEV S/A, ANIMA, LINX, MULTIPLUS, NATURA, PETROBRAS, QGEP PART). Conclui-se que há heterogeneidade de desempenho socioeconômico, uma vez que ocorreram diferenças de desempenho ao comparar maiores montantes de valor adicionado, melhores níveis de indicadores socioeconômicos e o ranking de eficiência socioeconômica das empresas.Downloads
Published
2018-12-01
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).