ANÁLISE DO PERFIL EMPREENDEDOR DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR
Abstract
A contabilidade passa por diversas transformações, o que torna o profissional de contabilidade mais atuante nas decisões empresariais, não sendo mais o mero “guarda livros”, que apenas registrava as riquezas das organizações. Os profissionais de contabilidade necessitam adaptar-se às necessidades do mercado, acompanhando os diferentes cenários que vão surgindo e estarem preparados para ajudar as empresas e empresários nas tomadas de decisões. Neste cenário destaca-se a exigência por um profissional qualificado, que possua amplas habilidades e que possua domínio de outras áreas de conhecimento, inclusive ser empreendedor. O presente estudo objetiva identificar o perfil empreendedor do profissional de contabilidade do município de Marechal Cândido Rondon/PR. O desenvolvimento deste estudo reuniu dados bibliográficos e utilizou-se de método já existente e validado pelo Sebrae-SP, através da aplicação de questionário online, o qual foi enviado à 24 instituições associadas ao núcleo de contabilidade do município, que é composta por 28 contadores. O objetivo da pesquisa é caracterizar o perfil empreendedor, através das características empreendedoras já amplamente estudadas por McClelland desde 1961. Com os resultados verificou-se que o perfil dos profissionais de contabilidade é de empreendedor médio superior e as características mais positivas encontradas são de orientação para eficiência e o cumprimento dos contratos de trabalho, mostrando que os profissionais estão preparados para atender as exigências do mercado, mas que precisam continuar se aperfeiçoando, visando identificar as características que precisam melhorar para tornarem-se empreendedores de sucesso.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Contabilidade. Características empreendedoras.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).