O PROGRAMA DE COLETA SELETIVA DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG: UMA ANÁLISE DE SEU DESEMPENHO E NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE
Abstract
As altas taxas de consumo e a crescente produção de resíduos estão entre os maiores problemas ambientais atualmente enfrentados pela humanidade. Dessa forma, um dos desafios da construção do desenvolvimento sustentável é criar instrumentos de mensuração para prover informações que facilitem a avaliação do grau de sustentabilidade das sociedades, auxiliando na definição de metas de melhoria. Estes instrumentos se constituem em indicadores de sustentabilidade, utilizados para mensurar, por exemplo, o nível de sustentabilidade da coleta seletiva de um município. Inserido neste contexto, o presente trabalho consiste em analisar o nível de sustentabilidade do programa de coleta seletiva da cidade de Uberlândia/MG. Para tal, realizou-se um estudo de caso cuja pesquisa possuía natureza descritiva, abordagem qualitativa, e na qual foi utilizada a matriz de avaliação de sustentabilidade proposta por Besen (2011). Os resultados obtidos mostraram que a coleta seletiva promovida pela prefeitura do município, em parceria com organizações de catadores de material reciclável e uma empresa terceirizada especializada em coleta de lixo, possui uma tendência desfavorável à sustentabilidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).